GRUPO 3 


Metais ferrosos e não ferrosos


Os Metais podem ser divididos em Ferrosos e Não Ferrosos. Na BRSS recolhemos e valorizamos resíduos de ambas as categorias.


Metais Ferrosos:

  • Ferro fundido–teor de carbono igual ou superior a 2%;
  • Aço–teor de carbono inferior a 2%;
  • Aço de construção–teor de carbono entre 0,2 e 0,5%.

 Metais Não Ferrosos:

  • Ligas de Alumínio, Cobre, Estanho, Zinco, Níquel e Chumbo.

 Metais Ferrosos


  Os metais ferrosos mais comuns são o aço, ferro fundido e o ferro laminado. Esses metais são ligas de ferro e carbono, que podem ainda apresentar em sua composição elementos como o fósforo, manganês, silício, cobre, enxofre e entre outros. A dureza , possui uma porcentagem de ferro superior a 90%, daí a denominação de metais ferrosos, uma porcentagem máxima de carbono de 5%, com os demais elementos aparecendo em porcentagens relativamente reduzidas.
  O aço possui o teor de carbono de até 1,7%. Sua resistência à ruptura por tração pode variar, dependendo da qualidade, de 200 MPa a valores superiores a 1200 MPa. A resistência ao esmagamento por compressão é  de igual à resistência à ruptura pela tração.
  O ferro fundido apresenta teor de carbono variando entre 1,8% e 4,5%, portanto é superior ao do aço.  E sua resistência à tração é considerada baixa, alcançando no máximo 400 MPa, mas a resistência à compressão é boa, colocando-se entre duas e quatro vezes da resistência à tração.
  O ferro laminado é quase um aço com  um baixo teor de carbono (inferior a 0,12%), diferenciando-se deste apenas por possuir cerca de 3% de escória. Essa escória caracterizada por pequenas partículas misturadas à massa do metal, se apresenta na forma de fibras, devido às operações de laminação. O ferro laminado possui uma resistência à tração que atinge no máximo 350 MPa na direção das fibras e 320 MPa na direção perpendicular às fibras e uma resistência à compressão que, assim como o ferro fundido, se situa entre duas e quatro vezes da resistência à tração.
  Atualmente, na engenharia estrutural, o único metal ferroso utilizado é o aço, mas com um  teor de carbono limitado a 0,29%. Isso porque embora o carbono seja o principal elemento responsável pelo aumento de resistência do aço, teores mais elevados podem causar redução de flexibilidade e soldabilidade. O ferro fundido e o ferro laminado deixaram de ser empregados já há bastante anos devido à capacidade limitada de resistir à tração e, no caso do ferro fundido, também por possuir baixas ductilidade e soldabilidade, em razão do alto teor de carbono.

Metais não ferrosos


  Metais não ferrosos são  os metais ou ligas metálicas (mistura de metais) que não contém ferro ou, se possui , a quantidade é pequena . Alumínio, bronze, cobre, estanho e latão são  alguns exemplos de metais não ferrosos, que são utilizados por indústrias de segmentos diferentes, desde o simples até o mais complexo, na fabricação de produtos variados.
  Sobre o metal alumínio, seu minério de origem é a bauxita. Dentre as suas vantagens, destacam-se:  A beleza, a condução de energia elevada, a durabilidade, a impermeabilidade, a leveza,a  maleabilidade, a opacidade,a Reciclabilidade infinita, a resistência (até a corrosão) e a soldabilidade.
  Quanto à liga metálica bronze, é resultante da mistura dos metais cobre e estanho, algumas de suas características são:  A Cor – aproxima-se do dourado,a Maleabilidade – seu ponto de fusão varia entre 900°C e 1000°C, e ele Não é corrosivo. Além disso, a resistência do bronze é elevada quando acrescentado a ele outros elementos (alumínio, antimônio, chumbo, fósforo, manganês, zinco), formando assim alguns tipos diferentes do metal (ligas de bronze) e a cada qual com aplicações específicas.
  A respeito do cobre, seu principal minério é a calcopirita, e ele foi o primeiro metal utilizado pelo homem, há cerca de mais ou menos  7.000 anos a.C. . Entre suas particularidades, chamam a atenção:  A Durabilidade, a Condução excelente de calor e energia (superior a de qualquer outro metal explorado comercialmente), a Cor: vermelho alaranjado/amarelado, a Maleabilidade, a Oxidação - ocorre quando o cobre entra em contato com o ar por um tempo prolongado, nesse caso, em sua superfície forma-se azinhavre (Mistura de hidrato e de carbonato de cobre, que se forma à superfície dos objetos de cobre, pela ação dos líquidos ou do ar úmido; azebre, verdete.), ou seja, uma película de cor verde e que é tóxica, a Reciclabilidade e a Resistência à corrosão e a altas temperaturas.

 Alunos: Ana Flavia 
             Gabriela Leite                           Professor: Douglas 
             Gustavo Lepre 
             Gustavo Garcia 
             Higor Camilo
             Kaline Gabrielli 

Nenhum comentário:

Postar um comentário